Quebrando mito: cortar o cabelo com navalha faz mal?

o5

Um dos maiores boatos que existe no mundo do cabelo é que cortar na navalha estraga os fios, causa pontas duplas e tudo mais. Mas será que isso é verdade?

Não, a navalha não é a responsável por causar pontas duplas ou danificar o cabelo. O problema em si está na lâmina: se ela não estiver bem afiada, porque ai a navalha não irá cortar o fio, e sim rasgar a fibra capilar (causando ressecamento, pontas duplas e por ai vai). Portanto bee, o importante é você ir num bom cabelereiro, que utilize bons produtos e que saiba como manejar a navalha.

Existe sim uma diferença entre cortar com a navalha e com a tesoura. A navalha é recomendada para cortes mais desconexos e é ótima para construir um corte em camadas.

O que muita gente não sabe é que a navalha não é recomendada para rodos os tipos de cabelo. Os que melhor se adaptam à ela são: cabelos com fios grossos como o de orientais, cacheados e ondulados. Funciona super bem para quem quer um corte assimétrico com bastante movimento e camadas bem definidas. Quem gosta de cabelo moderno pode se jogar num corte desses sem medo de ser feliz, mesmo.

Quem tem cabelo fininho ou bem ralinho é melhor fugir um pouco desse tipo de corte. Pode até fazer, mas com AQUELE cuidado para não tirar volume demais.

A dica que dou para quem quer um corte desses é pedir para que o cabelereiro faça todo o trabalho com o cabelo seco. “Mas por que, Nathy?”, porque assim você já vê o resultado na hora, não tem aquele choque de “quando estava molhado era uma coisa completamente diferente”. Aliás eu recomendo corte à seco sempre, evita o susto, o profissional vê melhor o resultado, fica um caimento mais natural.

A última dica que dou para vocês é o uso de navalha elétrica para proteger os fios, pois esse modelo esquenta as lâminas antes do corte e cauteriza as pontinhas dos fios, e assim ficamos sem pontas duplas 🙂

Mito derrubado, bora cortar o bebelo com navalha?

Beijão amores

Nathy

Posts Relacionados

11 thoughts on “Quebrando mito: cortar o cabelo com navalha faz mal?

  1. Oiiii Nathy o meu cabelo e corta na navalia ele e todo desfiado
    e outra amore isso e mito , igual vc falou depende da navalia tem que ser boa
    beijos linda 🙂

  2. Verdade Nathy, quase todo mundo tem medo de cortar com navalha, acha que vai danificar, engrossar e por aí vai, mas se a lâmina estiver afiada e for NOVA isso não ocorre de maneira nenhuma! Beijos

    1. É a força de um mito né, as pessoas acreditam tanto no que os outros falam que acabam não experimentando. Adoro cortes feitos na navalha e acho que várias pessoas deveriam tentar e ousar mais. Você falou tudo 🙂
      Beijão linda

  3. Pois eh, cortei o meu com Gillette (nada afiada). Na hora ficou superlegal, bem baguncado… mas depois de um tempo, percebi que meu cabelo ficou superressecado. Alem de ser muito fino tambem, o que piora a situacao. Nada do que eu faca hoje melhora; hidratacao, trocas de shampoo, etc… eh uma pena, gostaria de algo que hidratasse PROFUNDAMENTE o cabelo e tirasse essa aparencia seca das pontas.
    A proposito, otimo artigo…

    1. Olá amore tudo bem com você? Conheço alguns produtos que podem ajudar a hidratar profundamente seu cabelo. Acredito que seja importante que você passe por um cabeleireiro para que ele analise profundamente o estado do seu cabelo e saiba indicar qual é o melhor tratamento para ele.

      Eu indico alguns cremes que sei que são “porreta” para o tratamento capilar, como toda a linha de produtos da Kérastase, o 3 Minute Miracle da Aussie (contei dele neste post aqui), além de indicar alguns tratamentos capilares como a cauterização capilar

      Contei como que é o processo da cauterização neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=bJZw9TaMu9s

      Acredito que com um tratamento a longo prazo o seu cabelo ficará saudável novamente 🙂

      Grande beijo e obrigada pela visita

  4. cortei o meu cabelo com a navalha ficou engracado.. depois de lavar notei que tenho as pontas secas espigadas horriveis, meu cabelo natural é encarocolado….. agora nem caracois tenho, parece que tenho esfregao na cabeça. quero meus caracois de volta.bj sandra

  5. OLA BOM DIA TUDO BEM? PELA PRIMEIRA VEZ CORTEI MEU CABELO COM NAVALHA MEU CORTE É CURTO AQUELE CORTE LONG BOB , CONFESSO Q NAO GOSTEI ACHEI Q ELE FICOU BEM RALO ! AGORA BATEU DESESPERO PARA CRESCER, UMA PERGUNTAR ESSE CORTE O CABELO COSTUMA CRESCER COM ASPECTO DE CABELO DESPONTADO?

    1. Oi linda, tudo bom com você? Comigo está tudo ótimo 🙂
      E sim, o cabelo parece bem repicadinho com esse tipo de corte. Mas é questão de tempo para o cabelo encorpar novamente como antes 🙂
      Lembre-se sempre de hidratar bem as pontas para que elas fiquem bonitas 🙂
      Bacio!

  6. Oi,Naty,tudo bom?Eu cortei mais curto,mas não sei se o cabeleireiro usou o instrumento certo para ficar como eu queria.Ele não usou navalha,e sim tesoura,mas quando fui secar,após primeira lavada,subiram umas pontas, aí eu não gostei.Meu cabelo é crespo e ondula também.Fiz algumas vezes o botox,mas só dura uns seis meses.Qual instrumento vc acha que é o certo para meu cabelo?

    1. Oi Maria, tudo bem com você? Espero que sim 🙂
      Depende muito da grossura do seu fio, da saúde deles! Por exemplo, uma forma legal de cortar os fios é com tesoura dentada. Ela desfia de forma bacana como a navalha. Mas não chega a danificar os fios. Na dúvida, vá de tesoura, a chance de erros é menor
      Minha recomendação é: mesmo se o corte não ficou legal, cuide bem dos fios e principalmente das pontas com produtos que hidratem e reparem seus fios. Assim ele vai crescer de forma mais saudável e bonita.
      Bacio, minha lindona! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.